Al-Baqara · 64/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
ثُمَّ تَوَلَّيْتُم مِّن بَعْدِ ذَٰلِكَ ۖ فَلَوْلَا فَضْلُ اللَّهِ عَلَيْكُمْ وَرَحْمَتُهُ لَكُنتُم مِّنَ الْخَاسِرِينَ ۝٦٤
Summa tawallaitum mim ba`di zaalika falawlaa fadlul laahi `alaikum wa rahmatuhoo lakuntum minal khaasireen
📖 Em Português
Apesar disso, recusaste-lo depois e, se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco, contar-vos-íeis entre os desventurados.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • تَوَلَّيْتُم: Afastaram-se, desviaram-se e voltaram as costas.
  • مِن بَعْدِ ذَٰلِكَ: Depois de tudo isso, ou seja, depois de terem aceitado a Torá e de terem sido submetidos à aliança solene.
  • فَلَوْلَا: Se não fosse — uma partícula que indica incentivo e alerta.
  • فَضْلُ اللَّهِ: A graça e o favor de Deus.
  • رَحْمَتُهُ: Sua misericórdia, que envolve o perdão e a aceitação do arrependimento.
  • الْخَاسِرِينَ: Os perdedores, aqueles que sofreram prejuízo na vida terrena e na vida futura.

Interpretação da palavra de Deus (Exaltado seja):

Depois de terem aceitado a Torá e de Deus ter erguido o Monte acima de suas cabeças como um sinal de advertência e para firmar a aliança, vocês — ó filhos de Israel — voltaram as costas e desobedeceram novamente, rompendo o pacto e transgredindo os mandamentos. Se não fosse a graça de Deus para convosco e Sua misericórdia — ao adiar o castigo, perdoar as faltas e aceitar o arrependimento —, vocês teriam se tornado dos perdedores, que arruinaram suas vidas na terra e na eternidade, sofrendo a perdição completa. Mas a bondade divina os alcançou, dando-lhes a oportunidade de se redimir e retornar ao caminho certo.


Lições e benefícios extraídos da palavra:

  1. A grandeza da misericórdia divina: A graça de Deus e Sua misericórdia são a porta da salvação para os pecadores; sem elas, ninguém escaparia das consequências de seus erros. Isso enche o coração do crente de esperança e o aproxima de seu Senhor.
  2. A importância do arrependimento: Deus não apressa o castigo, mas concede tempo para que o servo retorne a Ele. Isso ensina que a porta do arrependimento está sempre aberta, e que o desespero da misericórdia de Deus é um dos maiores pecados.
  3. A gravidade da desobediência após o conhecimento: A palavra divina adverte contra aqueles que recebem a orientação e depois a abandonam. Isso nos lembra da necessidade de firmeza na fé e de constância na obediência.
  4. A verdadeira perda: A perda real não é a perda de bens materiais, mas sim a perda da alma e da salvação. Isso motiva o muçulmano a priorizar sua relação com Deus sobre qualquer ganho passageiro.
  5. A bondade de Deus para com Seus servos: Mesmo diante da rebeldia, Deus não os destruiu imediatamente, mas os tratou com paciência e lhes deu chances de recomeçar. Isso inspira gratidão e amor por Deus, que é o Mais Misericordioso.


📜 Versículo 62-66 — Surata Al-Baqara

62إِنَّ الَّذِينَ آمَنُوا وَالَّذِينَ هَادُوا وَالنَّصَارَىٰ وَالصَّابِئِينَ مَنْ آمَنَ بِاللَّهِ وَالْيَوْمِ الْآخِرِ وَعَمِلَ صَالِحًا فَلَهُمْ أَجْرُهُمْ عِندَ رَبِّهِمْ وَلَا خَوْفٌ عَلَيْهِمْ وَلَا هُمْ يَحْزَنُونَ
Os fiéis, os judeus, os cristãos, e os sabeus, enfim todos os que crêem em Deus, no Dia do Juízo Final, e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor e não serão presas do temor, nem se atribuirão.
63وَإِذْ أَخَذْنَا مِيثَاقَكُمْ وَرَفَعْنَا فَوْقَكُمُ الطُّورَ خُذُوا مَا آتَيْنَاكُم بِقُوَّةٍ وَاذْكُرُوا مَا فِيهِ لَعَلَّكُمْ تَتَّقُونَ
E de quando exigimos o vosso compromisso e levantamos acima de vós o Monte, dizendo-vos: Apegai-vos com firmezaao que vos concedemos e observai-lhe o conteúdo, quiçá (Me) temais.
64ثُمَّ تَوَلَّيْتُم مِّن بَعْدِ ذَٰلِكَ ۖ فَلَوْلَا فَضْلُ اللَّهِ عَلَيْكُمْ وَرَحْمَتُهُ لَكُنتُم مِّنَ الْخَاسِرِينَ
Apesar disso, recusaste-lo depois e, se não fosse pela graça de Deus e pela Sua misericórdia para convosco, contar-vos-íeis entre os desventurados.
65وَلَقَدْ عَلِمْتُمُ الَّذِينَ اعْتَدَوْا مِنكُمْ فِي السَّبْتِ فَقُلْنَا لَهُمْ كُونُوا قِرَدَةً خَاسِئِينَ
Já sabeis o que ocorreu àqueles, dentre vós, que profanaram o sábado; a esses dissemos: "Sede símios desprezíveis!"
66فَجَعَلْنَاهَا نَكَالًا لِّمَا بَيْنَ يَدَيْهَا وَمَا خَلْفَهَا وَمَوْعِظَةً لِّلْمُتَّقِينَ
E disso fizemos um exemplo para os seus contemporâneos e para os seus descendentes, e uma exortação para ostementes a Deus.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
64Versículo

Tradução — Al-Baqara 64

Surata Al-Baqara Versículo 64 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Apesar disso, recusaste-lo depois e, se não fosse pela graça…

Surata Versículo 64/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 62–66. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, September 8, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas