At-Tur · 37/49
Tradução Transliteração — Surata At-Tur
أَمْ عِندَهُمْ خَزَائِنُ رَبِّكَ أَمْ هُمُ الْمُصَيْطِرُونَ ۝٣٧
Am`indahum khazaaa`inu rabbika am humul musaitiroon
📖 Em Português
Possuem, porventura, os tesouros do teu Senhor, ou são eles os dominadores?

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • خَزَائِنُ: tesouros ou chaves dos tesouros da misericórdia e provisão.
  • الْمُصَيْطِرُونَ: os que têm domínio, controle e autoridade sobre os outros, os que exercem poder absoluto.

Interpretação da passagem:

Esta passagem questiona os incrédulos de Meca que negavam a profecia e a mensagem do Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). A pergunta é retórica, com o objetivo de expor a fragilidade de suas alegações e a falta de fundamento de sua arrogância.

O significado é: Será que eles possuem os tesouros do teu Senhor, ó Muhammad, para conceder a provisão e a profecia a quem desejam, ou para impedi-las de quem querem? Será que eles têm o controle absoluto e o domínio sobre a criação, para dispor das coisas conforme sua vontade? Claro que não! Eles são criaturas fracas e incapazes, que não possuem nada disso. Allah é o Único que detém as chaves dos tesouros do céu e da terra, e é Ele quem concede a profecia e a provisão a quem escolhe, com base em Sua sabedoria infinita.

A passagem também carrega uma crítica severa àqueles que se opõem à revelação divina e se julgam no direito de decidir quem merece receber a mensagem, como se tivessem autoridade sobre os assuntos de Allah. Tal atitude é uma forma de ignorância e presunção, pois ninguém pode interferir na vontade divina ou questionar Suas decisões.

Lições e benefícios extraídos:

  • A soberania absoluta pertence somente a Allah; Ele é o Único que dispõe dos tesouros da misericórdia, da provisão e da orientação.
  • A profecia é uma escolha divina, não um prêmio que os homens possam conceder ou negar.
  • O ser humano, por mais poderoso que pareça, é fraco e limitado; toda autoridade verdadeira vem de Allah.
  • A arrogância dos incrédulos diante da mensagem divina é infundada, pois eles não têm qualquer poder sobre os desígnios de Allah.
  • O crente deve confiar plenamente na sabedoria de Allah e submeter-se à Sua vontade, reconhecendo que Ele concede Suas bênçãos a quem merece, conforme Seu conhecimento perfeito.
  • Esta passagem fortalece a fé e a paciência do Profeta (que a paz esteja com ele) diante das negações, lembrando-o de que a decisão final pertence a Allah, que é Justo e Sábio.


📜 Versículo 35-39 — Surata At-Tur

35أَمْ خُلِقُوا مِنْ غَيْرِ شَيْءٍ أَمْ هُمُ الْخَالِقُونَ
Porventura, não foram eles criados do nada, ou são eles os criadores?
36أَمْ خَلَقُوا السَّمَاوَاتِ وَالْأَرْضَ ۚ بَل لَّا يُوقِنُونَ
Ou criaram, acaso, os céus e a terra? Qual! Não se persuadirão!
37أَمْ عِندَهُمْ خَزَائِنُ رَبِّكَ أَمْ هُمُ الْمُصَيْطِرُونَ
Possuem, porventura, os tesouros do teu Senhor, ou são eles os dominadores?
38أَمْ لَهُمْ سُلَّمٌ يَسْتَمِعُونَ فِيهِ ۖ فَلْيَأْتِ مُسْتَمِعُهُم بِسُلْطَانٍ مُّبِينٍ
Ou possuem alguma escada, para escalar o céu, a fim de detectar ali, os segredos? Que os espreitadores apresentem umaautoridade evidente!
39أَمْ لَهُ الْبَنَاتُ وَلَكُمُ الْبَنُونَ
Ou pertencem a Ele as filhas e a vós os filhos?
At-TurÍndice do Alcorão
49Versículo
MecanaRevelation
37Versículo

Tradução — At-Tur 37

Surata At-Tur Versículo 37 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Possuem, porventura, os tesouros do teu Senhor, ou são eles…

Surata Versículo 37/49 — Surata At-Tur الطور (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata At-Tur Ouvir, Surata At-Tur Tradução, Surata At-Tur mp3, Surata At-Tur pdf. Versículo 35–39. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas