Tradução — Tafsir
Significados das palavras:
- "Wa mā khalaqa": E por Quem criou.
- "Adh-dhakara": o masculino (o homem).
- "Al-unthā": o feminino (a mulher).
Interpretação da passagem:
Nesta passagem, Deus Todo-Poderoso jura pela Sua criação dos dois gêneros: o masculino e o feminino. Isso se refere à criação de Adão e Eva, ou à criação de todos os seres humanos em pares — homem e mulher. O juramento aqui destaca a grandiosidade do poder divino na formação da humanidade, que existe em duas naturezas complementares, cada uma com suas características e funções específicas. Este juramento prepara o ouvinte para a mensagem que se segue, que trata da diversidade dos esforços humanos e das consequências desses esforços. A menção da criação dos dois gêneros serve como um lembrete da sabedoria divina na ordem da existência, onde a complementaridade entre homem e mulher é um sinal da perfeição da criação de Deus.
Lições e benefícios extraídos:
- A criação do homem e da mulher é um sinal do poder de Deus e da Sua sabedoria, merecendo reflexão e gratidão.
- A distinção entre os gêneros não é um acaso, mas uma escolha divina que estabelece harmonia e cooperação na vida humana.
- Este juramento nos ensina que nossas ações são diferentes e serão julgadas com justiça, incentivando-nos a buscar o que agrada a Deus.
- A fé no Criador, que moldou todas as coisas com perfeição, fortalece a confiança do crente na justiça divina e na recompensa das boas obras.
- A diversidade entre homem e mulher é uma bênção que deve ser respeitada e valorizada, refletindo a grandeza do Criador em Sua criação.
📜 Versículo 1-5 — Surata Al-Layl
Tradução — Al-Layl 3
Surata Al-Layl Versículo 3 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Por Quem criou o masculino e o feminino,Surata Versículo 3/21 — Surata Al-Layl الليل (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Layl Ouvir, Surata Al-Layl Tradução, Surata Al-Layl mp3, Surata Al-Layl pdf. Versículo 1–5. Em Português: Español.
Alcorão Sagrado
Monday, September 7, 2026
Não nos esqueça em suas boas súplicas








