An-Nahl · 39/128
Tradução Transliteração — Surata An-Nahl
لِيُبَيِّنَ لَهُمُ الَّذِي يَخْتَلِفُونَ فِيهِ وَلِيَعْلَمَ الَّذِينَ كَفَرُوا أَنَّهُمْ كَانُوا كَاذِبِينَ ۝٣٩
Liyubaiyina lahumul lazee yakhtalifoona feehi wa liya`lamal lazeena kafarooo annahum kaanoo kaazibeen
📖 Em Português
Ele o fará, para elucidá-los na sua divergência, a fim de que os incrédulos reconheçam que eram mentirosos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • لِيُبَيِّنَ لَهُمُ — para que Ele lhes torne claro e evidente.
  • الَّذِي يَخْتَلِفُونَ فِيهِ — aquilo sobre o qual divergiam (a verdade da ressurreição, a unicidade de Allah e a profecia).
  • وَلِيَعْلَمَ الَّذِينَ كَفَرُوا — e para que saibam aqueles que rejeitaram a fé.
  • كَاذِبِينَ — mentirosos, falsos em suas alegações e juramentos.

Interpretação da Nobre Ayah:

Allah — Glorificado seja — informa que Ele ressuscitará todas as criaturas no Dia do Juízo Final, não por capricho ou em vão, mas com um propósito sábio e justo. O primeiro objetivo é tornar claro e evidente para todos aquilo sobre o qual as pessoas divergiam neste mundo: a verdade da ressurreição, a unicidade de Allah, a veracidade dos profetas e a realidade da recompensa e do castigo. Aquilo que era motivo de disputa e controvérsia entre os homens será exposto de forma inequívoca, sem deixar espaço para dúvidas ou justificativas.

O segundo objetivo é que aqueles que rejeitaram a fé — os incrédulos que negavam a ressurreição e juravam solenemente que Allah não ressuscitaria ninguém — venham a saber, com certeza absoluta, que eram mentirosos em suas alegações. Eles afirmavam que não haveria vida após a morte, que não haveria prestação de contas, e inventavam parceiros para Allah em Sua divindade. No Dia do Juízo, verão com seus próprios olhos a verdade que negavam, e reconhecerão que suas palavras eram falsas e suas crenças, vãs. Essa constatação, porém, não lhes trará benefício algum, pois o arrependimento naquele momento não será aceito.


Lições e Benefícios extraídos da Ayah:

  1. A ressurreição é uma verdade inegável — Allah não criou a criação em vão; há um propósito final onde a justiça divina se manifestará plenamente, recompensando os justos e punindo os injustos.
  2. A sabedoria divina na ressurreição — O Dia do Juízo servirá para desfazer todas as divergências e disputas entre os seres humanos, revelando a verdade absoluta que estava oculta neste mundo.
  3. A advertência aos incrédulos — Aqueles que negam a verdade e zombam da promessa de Allah serão confrontados com a realidade de suas mentiras de forma incontestável. Isso serve como um alerta para que reflitam antes que seja tarde demais.
  4. A justiça perfeita de Allah — Ninguém será tratado injustamente; cada um colherá exatamente o que plantou. A verdade será exposta, e a falsidade será desmascarada diante de todos.
  5. O convite à reflexão e à fé — Esta ayah convida o ser humano a não se iludir com a vida terrena, mas a buscar a verdade agora, enquanto há tempo para o arrependimento e a correção de rumo, antes que a verdade se torne evidente de forma irreversível.


📜 Versículo 37-41 — Surata An-Nahl

37إِن تَحْرِصْ عَلَىٰ هُدَاهُمْ فَإِنَّ اللَّهَ لَا يَهْدِي مَن يُضِلُّ ۖ وَمَا لَهُم مِّن نَّاصِرِينَ
Se anseias (ó Mensageiro) por encaminhá-los, fica sabendo que Deus não ilumina aqueles que se têm extraviado, e quenão terão defensores.
38وَأَقْسَمُوا بِاللَّهِ جَهْدَ أَيْمَانِهِمْ ۙ لَا يَبْعَثُ اللَّهُ مَن يَمُوتُ ۚ بَلَىٰ وَعْدًا عَلَيْهِ حَقًّا وَلَٰكِنَّ أَكْثَرَ النَّاسِ لَا يَعْلَمُونَ
E juraram por Deus solenemente que Ele não ressuscitará os mortos. Qual! Ressuscitá-los-á, mercê de Sua infalívelpromessa! Porém, a maioria dos humanos o ignora.
39لِيُبَيِّنَ لَهُمُ الَّذِي يَخْتَلِفُونَ فِيهِ وَلِيَعْلَمَ الَّذِينَ كَفَرُوا أَنَّهُمْ كَانُوا كَاذِبِينَ
Ele o fará, para elucidá-los na sua divergência, a fim de que os incrédulos reconheçam que eram mentirosos.
40إِنَّمَا قَوْلُنَا لِشَيْءٍ إِذَا أَرَدْنَاهُ أَن نَّقُولَ لَهُ كُن فَيَكُونُ
Sabei que quando desejamos algo, dizemos: Seja! e é.
41وَالَّذِينَ هَاجَرُوا فِي اللَّهِ مِن بَعْدِ مَا ظُلِمُوا لَنُبَوِّئَنَّهُمْ فِي الدُّنْيَا حَسَنَةً ۖ وَلَأَجْرُ الْآخِرَةِ أَكْبَرُ ۚ لَوْ كَانُوا يَعْلَمُونَ
Quanto àqueles que migraram pela causa de Deus, depois de terem sido oprimidos, apoiá-los-emos dignamente nestemundo, e, certamente, a recompensa do outro mundo será maior, se quiserem saber.
An-NahlÍndice do Alcorão
128Versículo
MecanaRevelation
39Versículo

Tradução — An-Nahl 39

Surata An-Nahl Versículo 39 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Ele o fará, para elucidá-los na sua divergência, a fim…

Surata Versículo 39/128 — Surata An-Nahl النحل (Mecana). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata An-Nahl Ouvir, Surata An-Nahl Tradução, Surata An-Nahl mp3, Surata An-Nahl pdf. Versículo 37–41. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas