Al-Baqara · 80/286
Tradução Transliteração — Al-Baqara
وَقَالُوا لَن تَمَسَّنَا النَّارُ إِلَّا أَيَّامًا مَّعْدُودَةً ۚ قُلْ أَتَّخَذْتُمْ عِندَ اللَّهِ عَهْدًا فَلَن يُخْلِفَ اللَّهُ عَهْدَهُ ۖ أَمْ تَقُولُونَ عَلَى اللَّهِ مَا لَا تَعْلَمُونَ ۝٨٠
Wa qaaloo lan tamassanan Naaru illaaa ayyaamam ma`doo dah; qul attakhaztum `indal laahi `ahdan falai yukhlifal laahu `ahdahooo am taqooloona `alal laahi maa laa ta`lamoon
📖 Em Português
E asseveram: O fogo não vos atormentará, senão por dias contados. Pergunta-lhes: Recebestes, acaso, de Deus umcompromisso? Pois sabei que Deus jamais quebra o Seu compromisso. Ou dizeis de Deus o que ignorais?
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • "Lan tamassana": Não nos tocará, não nos atingirá.
  • "Ayyām ma'dūdah": Dias contados, poucos e limitados.
  • "'Ahd": Pacto, compromisso solene.
  • "Taqūlūn 'alā Allāh": Dizeis sobre Allah, inventais mentiras.

Interpretação da passagem:

Os filhos de Israel, por arrogância e falsidade, afirmaram que o Fogo do Inferno não os tocaria, exceto por alguns dias contados, e que depois seriam libertados do castigo. Referiam-se, segundo alguns estudiosos, ao período em que seus antepassados adoraram o bezerro — cerca de quarenta dias — e pensavam que esse seria todo o seu castigo. Allah, o Altíssimo, ordenou ao Seu Mensageiro que os refutasse, dizendo: "Tendes vós, acaso, um pacto firmado com Allah de que Ele não vos castigará além desse período? Se assim fosse, Allah jamais violaria o Seu pacto. Mas, na verdade, vós dizeis sobre Allah aquilo que não sabeis, inventando mentiras e atribuindo-Lhe o que Ele não prometeu." A passagem deixa claro que não há nenhuma garantia divina para essa alegação; trata-se de pura especulação e calúnia contra Allah, que não se baseia em revelação nem em conhecimento verdadeiro.

Lições e benefícios extraídos:

  • A gravidade de atribuir a Allah o que Ele não disse, pois isso é uma forma de calúnia contra o Criador, que exige arrependimento sincero.
  • A importância de não se apoiar em falsas esperanças ou ilusões quanto ao perdão divino, sem que haja obediência e arrependimento genuínos.
  • A misericórdia de Allah é imensa, mas isso não significa que se deva abusar dela; o ser humano deve temer o castigo e buscar a salvação através da fé e das boas ações.
  • A necessidade de basear as crenças religiosas no conhecimento autêntico, vindo da revelação, e não em suposições ou tradições sem fundamento.
  • A justiça divina é perfeita: ninguém será castigado além do que merece, nem será poupado sem motivo, pois Allah não quebra as Suas promessas, mas também não aceita invenções em Seu nome.
🎧 Ouvir

📜 Versículo 78-82 — Al-Baqara

78وَمِنْهُمْ أُمِّيُّونَ لَا يَعْلَمُونَ الْكِتَابَ إِلَّا أَمَانِيَّ وَإِنْ هُمْ إِلَّا يَظُنُّونَ
Entre eles há iletrados que não compreendem o Livro, a não ser segundo os seus desejos, e não fazem mais do queconjecturar.
79فَوَيْلٌ لِّلَّذِينَ يَكْتُبُونَ الْكِتَابَ بِأَيْدِيهِمْ ثُمَّ يَقُولُونَ هَٰذَا مِنْ عِندِ اللَّهِ لِيَشْتَرُوا بِهِ ثَمَنًا قَلِيلًا ۖ فَوَيْلٌ لَّهُم مِّمَّا كَتَبَتْ أَيْدِيهِمْ وَوَيْلٌ لَّهُم مِّمَّا يَكْسِبُونَ
Ai daqueles que copiam o Livro, (alterando-o) com as suas mãos, e então dizem: Isto emana de Deus, para negociá-lo avil preço. Ai deles, pelo que as suas mãos escreveram! E ai deles, pelo que lucraram!
80وَقَالُوا لَن تَمَسَّنَا النَّارُ إِلَّا أَيَّامًا مَّعْدُودَةً ۚ قُلْ أَتَّخَذْتُمْ عِندَ اللَّهِ عَهْدًا فَلَن يُخْلِفَ اللَّهُ عَهْدَهُ ۖ أَمْ تَقُولُونَ عَلَى اللَّهِ مَا لَا تَعْلَمُونَ
E asseveram: O fogo não vos atormentará, senão por dias contados. Pergunta-lhes: Recebestes, acaso, de Deus umcompromisso? Pois sabei que Deus jamais quebra o Seu compromisso. Ou dizeis de Deus o que ignorais?
81بَلَىٰ مَن كَسَبَ سَيِّئَةً وَأَحَاطَتْ بِهِ خَطِيئَتُهُ فَأُولَٰئِكَ أَصْحَابُ النَّارِ ۖ هُمْ فِيهَا خَالِدُونَ
Qual! Aqueles que lucram por meio de um mal e estão envolvidos por suas faltas serão os condenados ao inferno, noqual permanecerão eternamente.
82وَالَّذِينَ آمَنُوا وَعَمِلُوا الصَّالِحَاتِ أُولَٰئِكَ أَصْحَابُ الْجَنَّةِ ۖ هُمْ فِيهَا خَالِدُونَ
Os fiéis, que praticam o bem, serão os diletos do Paraíso, onde morarão eternamente.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
80Versículo

Tradução — Al-Baqara 80

Surata Al-Baqara Versículo 80 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : E asseveram: O fogo não vos atormentará, senão por dias…

Surata Versículo 80/286 — Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Al-Baqara Ouvir, Al-Baqara Tradução, Al-Baqara mp3, Al-Baqara pdf. Versículo 78–82. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Tuesday, August 18, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas