Al-Baqara · 98/286
Tradução Transliteração — Surata Al-Baqara
مَن كَانَ عَدُوًّا لِّلَّهِ وَمَلَائِكَتِهِ وَرُسُلِهِ وَجِبْرِيلَ وَمِيكَالَ فَإِنَّ اللَّهَ عَدُوٌّ لِّلْكَافِرِينَ ۝٩٨
Man kaana `aduwwal lillaahi wa malaaa`ikatihee wa Rusulihee wa Jibreela wa Meekaala fa innal laaha `aduwwul lilkaafireen
📖 Em Português
Quem for inimigo de Deus, de Seus anjos, dos Seus mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é adversáriodos incrédulos.

🎧 Ouvir
📜

Tradução — Tafsir

Significados das palavras:

  • Jibril (Gabriel): O anjo encarregado de transmitir a revelação divina aos profetas.
  • Mikal (Miguel): O anjo encarregado da chuva e do sustento das criaturas.
  • Inimigo (ʿAdūww): Aquele que sente hostilidade e age contra outrem.

Interpretação da palavra de Allah (Exaltado seja):

Allah (Glorificado seja) declara que aquele que demonstra inimizade contra Ele, contra Seus anjos, contra Seus mensageiros — sejam eles anjos ou humanos — e especificamente contra os dois anjos próximos, Jibril e Mikal, então Allah é inimigo desses incrédulos. A menção específica de Jibril e Mikal, apesar de já estarem incluídos na menção geral aos anjos, deve-se ao fato de os judeus terem alegado que Jibril era seu inimigo, pois trazia a revelação que contrariava seus desejos, enquanto afirmavam que Mikal era seu aliado. Allah refutou essa alegação, esclarecendo que a inimizade contra um deles é inimizade contra o outro e contra o próprio Allah. Quem é inimigo de Allah, certamente Allah lhe será inimigo, e aquele contra quem Allah Se volta como inimigo estará em perda total, tanto nesta vida quanto na outra.

Lições e benefícios extraídos da passagem:

  1. A inimizade contra os anjos e mensageiros de Allah é considerada inimizade contra o próprio Allah, pois eles são Seus servos honrados e executam Suas ordens.
  2. A fé exige amar todos os mensageiros e anjos, sem distinção ou preferência baseada em desejos pessoais.
  3. A aliança e a lealdade pertencem somente a Allah e àqueles que O amam; a hostilidade contra Seus aliados é uma declaração de guerra contra Ele.
  4. A religião islâmica é uma religião de justiça e equilíbrio, que não aceita o favoritismo ou a discriminação entre os mensageiros de Allah, pois todos são irmãos na missão divina.
  5. A consequência da inimizade contra Allah é a perdição e a derrota, enquanto a aliança com Ele é a vitória e o sucesso eterno.


📜 Versículo 96-100 — Surata Al-Baqara

96وَلَتَجِدَنَّهُمْ أَحْرَصَ النَّاسِ عَلَىٰ حَيَاةٍ وَمِنَ الَّذِينَ أَشْرَكُوا ۚ يَوَدُّ أَحَدُهُمْ لَوْ يُعَمَّرُ أَلْفَ سَنَةٍ وَمَا هُوَ بِمُزَحْزِحِهِ مِنَ الْعَذَابِ أَن يُعَمَّرَ ۗ وَاللَّهُ بَصِيرٌ بِمَا يَعْمَلُونَ
Tu os acharás mais ávidos de viver do que ninguém, muito mais do que os idólatras, pois cada um deles desejaria vivermil anos; porém, ainda que vivessem tanto, isso não os livraria do castigo, porque Deus bem vê tudo quanto fazem.
97قُلْ مَن كَانَ عَدُوًّا لِّجِبْرِيلَ فَإِنَّهُ نَزَّلَهُ عَلَىٰ قَلْبِكَ بِإِذْنِ اللَّهِ مُصَدِّقًا لِّمَا بَيْنَ يَدَيْهِ وَهُدًى وَبُشْرَىٰ لِلْمُؤْمِنِينَ
Dize-lhes Quem for inimigo de Gabriel, saiba que ele, com o beneplácito de Deus, impregnou-te (o Alcorão) no coração, para corroborar o que foi revelado antes; é orientação e alvíssaras de boas novas para os fiéis.
98مَن كَانَ عَدُوًّا لِّلَّهِ وَمَلَائِكَتِهِ وَرُسُلِهِ وَجِبْرِيلَ وَمِيكَالَ فَإِنَّ اللَّهَ عَدُوٌّ لِّلْكَافِرِينَ
Quem for inimigo de Deus, de Seus anjos, dos Seus mensageiros, de Gabriel e de Miguel, saiba que Deus é adversáriodos incrédulos.
99وَلَقَدْ أَنزَلْنَا إِلَيْكَ آيَاتٍ بَيِّنَاتٍ ۖ وَمَا يَكْفُرُ بِهَا إِلَّا الْفَاسِقُونَ
Revelamos-te lúcidos versículos e ninguém ousará negá-los, senão os depravados.
100أَوَكُلَّمَا عَاهَدُوا عَهْدًا نَّبَذَهُ فَرِيقٌ مِّنْهُم ۚ بَلْ أَكْثَرُهُمْ لَا يُؤْمِنُونَ
Será possível que, cada vez que contraem um compromisso, haja entre eles um grupo que o quebre? Em verdade, amaioria não crê.
Al-BaqaraÍndice do Alcorão
286Versículo
MedinenseRevelation
98Versículo

Tradução — Al-Baqara 98

Surata Al-Baqara Versículo 98 - Ler, Ouvir, Tradução, Português : Quem for inimigo de Deus, de Seus anjos, dos Seus…

Surata Versículo 98/286 — Surata Al-Baqara البقرة (Medinense). Ler Ouvir Tradução (Português). Ouvir: Surata Al-Baqara Ouvir, Surata Al-Baqara Tradução, Surata Al-Baqara mp3, Surata Al-Baqara pdf. Versículo 96–100. Em Português: Español.




Alcorão Sagrado


Monday, September 7, 2026

Não nos esqueça em suas boas súplicas